Quem Sou

Osmar de Castro
pesquisador e restaurador digital, colecionador e decorador

Exposições realizadas (todas sobre Nova Friburgo e sua história) nos seguintes

locais: Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Centro de Arte de Nova Friburgo, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Festival de Inverno de Nova Friburgo, Galeria de Arte do SESC em Nova Friburgo, Biblioteca pública de Nova Friburgo, Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, “Le Chalet” no Country Clube de Nova Friburgo, Hall da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Shopping Friburgo , Shopping Cadima, Colégio Nossa Senhora das Mercês , Colégio Anchieta, Colégio Jamil El Jaick, Colégio Nossa Senhora das Dores, Faculdade Estácio de Sá, exposições permanentes: no hall do Clube de Diretores Lojistas CDL, Câmara dos Vereadores de Nova Friburgo, escolas públicas e Municipais de Nova Friburgo, e também em vários restaurantes de Nova Friburgo.

A vontade de reunir estas fotos, tratá-las e depois tipificá-las, contou com a ajuda de várias pessoas, arquivos públicos e privados; enfim, cada um participou com um pouco da história de nova Friburgo, quer seja com fotos, gravuras, documentos, jornais, bilhetes postais, cartas ou até mesmo objetos de uso do cotidiano, varias foram as doações e também garimpei muito em brechós, sebos e clube de colecionadores. Passados 15 anos, atualmente possuo o maior e mais completo acervo fotográfico sobre a história de Nova Friburgo. São documentos, anteriores à sua colonização ocorrida em maio de 1818. Verdadeiras preciosidades.

Livros lançados:
- Imagens da Velha Nova Friburgo – vendido na Livraria Papelote (Praça Dermeval Barbosa Moreira)

- Terra Fluminense – esgotado

-Imagens da Velha Nova Friburgo 2. Esgotado

Este ano, disponibilizei o site www.osmarcastro.com.br, onde poderá ser visto e baixado vários documentos fotos e manuscritos sobre Nova Friburgo. 

Meu interesse em divulgar a história desta cidade, no dizer de um amigo: “A mais gentil, meiga e formosa flor das montanhas do Brasil” (Raphael L. S. Jaccoud), é que o fazendo, acabo encontrando os emaranhados de minha própria história. Sou friburguense a 42anos. Aqui nasci, aqui vivo, aqui me encontro.

Neste endereço: http://www.panoramio.com/user/1022882estão mais de 400 fotos de Nova Friburgo para baixar, feitas dos mais diversos ângulos possíveis.

Procuro mostrar sempre a diversidade de nossa cidade, com um exuberante manto verde por toda a sua volta, e muitas cachoeiras, algumas intocáveis, além de uma belíssima arquitetura.

Osmar de Castro / www.osmarcastro.com.br /osmarcastro@hotmail.com