Cachaça com limão, canela, cravo, cedro, cipó cabeludo, ervas exóticas…Além de abrir o apetite, relaxar, refrescar a mente, e purificar o corpo, de qualquer modo a cachaça ou pinga desce muito bem.
Pode vir sozinha ou acompanhada, no frio ou no calor. É a cachaça a bebida nacional que era consumida antes mesmo do descobrimento do Brasil. Os senhores de engenho usavam e abusavam da cachaça feita da fermentação de cana-de-açúcar e os escravos também eram assíduos usuários da cachacinha ou pinga.
Material utilizado: cinco garrafas de cachaça Velha Província, produzida na região, dois pacotes de rosquinhas, dois quilos e meio de café torrado em grãos, uma panela de barro, uma balança antiga, um chapéu de palha pequeno, além de boa iluminação.
O tempo gasto foi de trinta minutos depois de escolhidos os produtos e agregados, a base são as garrafas de cachaça.
Abaixo, a regulamentação da produção de cachaça no Brasil
De acordo com o Decreto nº 4.851, de 2003, o artigo 92 diz o seguinte sobre a cachaça: Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro, expressos em sacarose.
O texto regulamentar básico editado pelo Governo Brasileiro para disciplinar a produção e comercialização de cachaça no Brasil é a Instrução Normativa nº 13, de 29 de junho de 2005, baixada peloMinistério da Agricultura e publicada no Diário Oficial da União de 30 de junho de 2006. A IN nº13/2005, como é conhecida, "Aprova o Regulamento Técnico para Fixação dos Padrões de Identidade e Qualidade para Aguardente de Cana e para Cachaça".
Conforme este Regulamento Técnico, a "Cachaça é a denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 48% vol. (quarenta e oito por cento em volume) a 56% vol. (cinquenta e seis por cento em volume) a 20 °C, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6 g/L, expressos em sacarose e Aguardente de Cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% vol. (trinta e oito por cento em volume) a 54% vol. (cinquenta e quatro por cento em volume) a 20 °C (vinte graus Celsius), obtida do destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até 6 g/L, expressos em sacarose".
Foto: Osmar de Castro Cliente: Superpão em Nova Friburgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário